O VERDADEIRO AMIGO
- padreiagaro
- 21 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de dez. de 2020
Amados irmãos e irmãs, assim ensina-nos o poeta: “Amigo é coisa para se guardar no lado esquerdo do peito”, isto é, no coração. Ora, quem não se lembra desta canção que se tornou, por algum tempo, um verdadeiro hino da amizade. Todavia, precisamos entender que não é fácil encontrar um amigo verdadeiro e, quando encontramos, é difícil mantê-lo. Por que razão? A resposta é simples! Porque o ser humano, desde o princípio, afastou-se daquele que “Era, É e sempre Será” o seu verdadeiro amigo: Deus, o seu criador (Gn 3,8).

O tema amizade, ao longo dos séculos, sempre foi comparado à “caça ao tesouro”, tamanha a dificuldade em encontrar um amigo verdadeiro. De fato, temos muitos colegas, conhecidos, parceiros de festas; mas, amigos, propriamente dito, pouquíssimos. Há um ditado popular assim: “Podemos contar nos dedos de uma mão aqueles que são os nossos verdadeiros amigos”. Tudo isto porque a amizade exige um sair de si mesmo em direção ao outro. O verdadeiro amigo é sempre desinteressado, não procura o proveito próprio, mas do amigo; alegra-se mais em dar do que em receber; não tem duas caras; é leal e sincero; não desaparece nas dificuldades; não atraiçoa; nunca fala mal do amigo, nem permite que falem mal, porque toma sempre a sua defesa; compartilha as alegrias e os sofrimentos; anima, consola e corrige, quando necessário.
Enfim, a amizade, quando verdadeira, torna-se um grande bem para o ser humano, capaz de favorecer o crescimento de suas virtudes, qualidades e valores. Neste sentido, a Sagrada Escritura diz: “Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro” (Eclo 6,14). Pois bem, eis o nosso amigo fiel: Jesus Cristo! Na sua Pessoa encontramos a melhor amizade, pois Ele mesmo disse: “Não vos chamo servos, mas chamei-vos de amigos” (Jo 15,15), pois deu-nos a conhecer o verdadeiro valor da amizade, qual seja: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus amigos” (Jo 15,13).
Deus abençoe o Brasil, Terra de Santa Cruz!
Padre Iágaro Domingos, mps
Veja também:
A MEDIDA CERTA: SER SAL E LUZ
O CAMINHO DA FELICIDADE
ELEIÇÕES 2020: VOTE CONSCIENTE
Comentários